quarta-feira, 22 de outubro de 2008

OFICINA DE ARTES PARA TODOS

E.M.E.F. PROFESSORA IRACEMA VIZZOTTO
PROJETO : OFICINA DE ARTES PARA TODOS
PROFESSORA: Heleuza Carrilho Tuka de Almeioda
HORÁRIO: Turno da tarde (inverso)
TURMAS: Alunos da 7ª e 8ª séries interessados em participar do projeto.
DIREÇÃO: Silvio Augusto Margarezi

Ano:2010

JUSTIFICATIVA:
A criatividade é um componente essencial no desenvolvimento humano e está vinculada as oportunidades que os indivíduos tem de auto-expressão. Tendo em vista o desenvolvimento da capacidade criadora, da apreciação artística, da pesquisa, das habilidades e aquisição do conhecimento, faz-se necessário e importante a participação espontânea de alunos da escola em turno inverso, num projeto que lhes ofereça a inventividade expressiva, produtiva, inovadora e emergente através de uma oficina de artes para todos.
Considerando o apelo dos alunos e a necessidade de proporcionar um panorama, embora restrito, sobre arte, artesanato e cultura, pensou-se nesse projeto como sendo uma forma de fornecer cultura e conhecimentos gerais sobre o fazer artístico.

OBJETIVOS:
GERAL:
Educar a percepção do aluno, conduzindo-o a tomar consciência do mundo que o rodeia sensibilizando-se com seus valores.
ESPECÍFICOS:
-Promover a aprendizagem e o desenvolvimento do aluno através de técnicas variadas de arte, artesanato e arte na web (laboratório de informática);
-Explorar o ensino da arte e artesanato no sentido de valorização e reconhecimento dessa área como veículo de desenvolvimento integral do aluno através da observação, apreciação e expressão;
-Propiciar o desenvolvimento da sensibilidade e exploração do aluno referente à arte para aplicação em diferentes áreas do conhecimento;
-Oportunizar a criança e ao adolescente relacionar-se com os colegas de forma prazerosa, facilitando a comunicação através de experiências artísticas, tanto no trabalho manual, quanto no uso do computador.

REFERENCIAL METODOLÓGICO:
No projeto pretende-se realizar um trabalho a partir das seguintes etapas:
-Convite aos alunos que solicitaram e demonstraram interesse em participar do projeto “Oficina de arte para todos".
-Informar aos interessados como serão realizadas as ações do projeto em relação aos dias e horários, atividades e interesses dos envolvidos;
-Trabalho inicial de conscientização, sensibilização e o fazer artístico como experiência poética, como desenvolvimento das potencialidades de cada interessado.
-Realização de trabalhos de desenho, pintura, técnica mista, utilização da sucata como meio de expressão, artesanato e uso do computador no laboratório de informática.
-Exposição no final das atividades, apresentando o resultado das tarefas e obras desempenhadas pelos alunos.


REFERENCIAL TEÓRICO:
O ensino da arte constitui componente curricular obrigatório nos diversos níveis da educação básica. Assim a arte é importante no processo formativo da criança e do adolescente, tanto na escola como fora dela. Isso tem sido ressaltado por filósofos, estudiosos, psicólogos, técnicos e pesquisadores da educação. Cabe aos educadores “realizar um trabalho de qualidade, a fim de que as crianças, jovens e adultos gostem de aprender arte". (Iavelberg, 2003:9).
É pela arte que melhor se realiza a experiência criadora, a qual possibilita ao ser humano o desenvolvimento de sua sensibilidade e sua integração na realidade social. Pode-se ressaltar que a arte é essencialmente um meio de comunicação e expressão e consequentemente de individualização e adequação.
A arte ainda é geradora e transmissora da cultura humana e como forma de conhecimento, auxilia o ser humano a descobrir valores essenciais da vida. Deve ser compreendido segundo os PCNS (1999) “como um conhecimento humano sensível-cognitivo voltado para o fazer e apreciar artístico e estético e para uma reflexão sobre sua história e contextos na sociedade humana".
Ana Mae Barbosa (1989) comenta que "Apesar de ser um produto da fantasia e da imaginação, a arte não está separada da economia, política e dos padrões sociais que operam na sociedade. Idéias, emoções, linguagens diferem de tempos em tempos e de lugar para lugar e não existe visão desinfluenciada e isolada. Construímos a História a partir de cada obra de arte examinada pelas crianças, estabelecendo conexões e relações entre outras obras de arte e outras manifestações culturais." É baseada nessa afirmativa de Ana Mae que propomos a oficina em questão.
A arte hoje abrange todos os aspectos de uma cultura em que se trabalha o sensível e o imaginário com o objetivo de alcançar o prazer e desenvolver a identidade simbólica de um povo, em função de uma práxis criativa e transformadora.
Almeida ( 2004:17) enfatiza " que a experiência em arte é capaz de engrandecer toda e qualquer prática humana..." a falta de oportunidade, recursos e locais é que dificultam muitas vezes o desenvolvimento do potencial criativo do ser humano.
É importante salientar que a criatividade é um componente essencial no desenvolvimento humano e está vinculada ás oportunidades que os indivíduos tem de auto-expressão, no entanto estão limitados pela sociedade e pelo modelo educacional.
Tendo em vista a nossa proposta relacionada ao desenvolvimento da criatividade, da apreciação artística, das habilidades e da aquisição do conhecimento, faz-se necessário a participação de todos os alunos que desejam conhecer o projeto independente de sua série, tendências e preferências.
Para concretizar essa proposta pedagógica é preciso que haja uma organização na prática escolar artística e estética junto aos alunos, inter-relacionando os conceitos e os saberes que eles dominam, o que eles ainda não dominam e que são considerados essenciais para aprender, aprofundar o fazer e o entender em relação ás produções artísticas e sua história.



REFERÊNCIAS:
-ALMEIDA. H. Carrilho Tuka de Inclusão através da arte. Revista da alfabetização solidária. Vol4. N.4. MEC. Brasilia. 2004
-BARBOSA. Ana Mae, Arte-Educação no Brasil. Realidade hoje e expectativas futuras*Relato encomendado pela UNESCO à INSEA. 1989.

-IAVELBERG, Rosa. Para gostar de aprender arte: sala de aula e formação de professores. Porto Alegre: artmed, 2003.

-PCNS. Ministério da Educação e Cultura. Brasília. 1996

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